sexta-feira, 24 de abril de 2015

Jogo Matix

Contextualização:

Não há muitas informações a respeito da origem desse jogo. Sabe-se apenas que ele surgiu na Alemanha.



Como Funciona:
Um tabuleiro e 36 peças com números positivos e negativos.
Está pronto o Matix, que diverte a turma enquanto ensina a montar estratégias e a fazer contas de adição e subtração.

Este jogo é bastante conhecido, nele é preciso fazer mais pontos do que o adversário. Para jogá-lo é preciso estratégia e raciocínio rápido.

É um quebra-cabeça que tem por objetivos favorecer o desenvolvimento do pensamento matemático, auxiliar no processo de generalização matemática e promover o desenvolvimento do raciocínio, exercitando e estimulando um pensar com lógica e critério, interpretando informações, buscando soluções, levantando hipóteses e coordenando diferentes pontos de vista.

Durante a partida, os jogadores têm a possibilidade de desenvolver sua capacidade de antecipar jogadas e de estabelecer estratégias de ação.  

No início, os jogadores tendem a escolher as peças com maior valor, deixando as de menor valor para o fim. Com o tempo, vão percebendo que existem outras maneiras de se obter um maior número de pontos, inclusive criando “armadilhas” para o adversário.

Veja Mais Sobre:
A Dinâmica na Matemática
Matix p/ Imprimir
Matix para Jogar Online

Atividade:
Após contextualização sobre os objetivos do jogo o professor realizou junto aos alunos a montagem do mesmo. A atividade dividiu-se nas seguintes etapas:

1. Montagem das Peças e Tabuleiro:
Materiais utilizados: Tampas de Garrafa Pet 36 de cores iguais, papel pardo, cartolina e marcador permanente.
Montagem:

  • Um tabuleiro quadrado 6 x 6 – há também a versão ( 8 x 8 )
  • 35 peças contendo números inteiros relativos
  • 1 peça contendo uma estrela
2. Aprendendo as Regas:
As regas do Matix são simples.

  • Ele se torna mais interessante à medida que os estudantes começam a criar estratégias elaboradas e se aprimoram na antecipação das jogadas.
  • Para isso, eles precisam ficar atentos às peças que estão dispostas em cada coluna ou linha para escolher qual a mais vantajosa.
  • É preciso dividir a turma em duplas e cada uma fica com um tabuleiro.
  • Os alunos, juntos, posicionam no tabuleiro as 35 tampinhas com números e a tampa-curinga com a face para cima.
  • No par-ou-ímpar define-se quem começa a partida.
  • O ganhador tem o direito também de escolher se vai jogar na vertical ou horizontal, deixando a outra opção para o adversário, a escolha é mantida até o final da partida.
  • O primeiro retira o curinga do tabuleiro e, em seguida, um número da mesma linha (se escolheu jogar na horizontal) ou coluna (se escolheu jogar na vertical).
  • O segundo só pode retirar sua peça da linha ou da coluna da qual foi tirada a última peça.
  • A partida segue assim e termina quando não restarem peças na coluna ou linha da jogada.
  • Pata determinar o ganhador, soma-se o total de pontos retirados por jogador. Vence quem tiver mais pontos.
3. Desafio:
Os alunos após treinarem as jogadas, foram desafiados em uma aula a jogarem com suas duplas o aluno da turma que conseguisse mais pontos durante todas as partidas seria premiado pelo professor.


Turma:
7º Ano 02

Professor:
Juliano

Disciplina:
Matemática

Registro da Atividade:
(Clique na imagem para ampliar)



















 Aluna Ganhadora no Desafio Matix:
Mikaely Coelho Rocha






Reações:

0 comentários:

Postar um comentário