sexta-feira, 13 de março de 2015

Célula Vegetal - Representação Estrutural

Contextualização:

A célula vegetal é semelhante à célula animal mas contém algumas peculiaridades como a parede celular e os cloroplastos.

Está dividida em: 
Estruturas e organelas das células vegetais
Componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. 
Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos;
Componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento. Inclui vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas.


Leia mais em:

Atividade:
Além de estudar o conteúdo teórico sobre a composição da célula vegetal para melhor compreender a estrutura celular de maneira esquematizada a professora orientou a elaboração de uma atividade diversificada de releitura de uma célula vegetal com a utilização de materiais diversos, tais como: sementes naturais, amido de milho, pó de café, colorau moído e outros elementos comuns ao nosso dia-a-dia que pudessem de formar a estrutura desejada.
Após a apresentação e estudo dos conteúdos, os alunos foram orientados para selecionarem uma determinada célula vegetal para sua criação, na sequência redesenharam a célula em cartolina, e então deram início ao processo de colagem.
De maneira muito significativa a atividade integrou os alunos e fez com que de maneira iterativa todos participassem e reproduzissem as células, substanciando o aprendizado do conteúdo.

Turma:
8º Ano 01
Professora:
Kátia Santos
Disciplina:
Ciências

Processo de Confecção:
(Clique na Imagem para Ampliar)

















Resultado da Atividade Realizada:
(Clique na Imagem para Ampliar)



















Reações:

0 comentários:

Postar um comentário