terça-feira, 16 de junho de 2009

Possibilidade ou Impossibilidade ?

O Blog é uma ferramenta valiosa de trabalho e um ótimo instrumento de ensino. A grande vantagem de seu uso, está na interatividade disponível, ou seja, os "blogueiros ou plugados" podem facilmente expressar suas opiniões sobre o que é POSTADO ( por escrito, por imagem). Vai se direto ao ponto ! Cria-se uma corrente crescente e infinita de opiniões e comentários.
Em relação a desvantagem de seu uso, elenco o fato da exposição virtual as suas idéias, opiniões ou polêmicas que podem com isso gerar, mas na verdade, isso na internet é um fato geral e não tão raro de acontecer, no caso dos orkuts, e-mails clonados, dentre outros modelos virtuais e pessoais que não fogem desse aspecto (perda de privacidade e ocultação da identidade de quem escreve).
Diante do exposto, e aproveitando que em nossa unidade escolar foi criado um Blog Interativo, gostaria de polemizar e abrir uma análise e comentários sobre a possibilidade de estendermos aos nossos alunos e alunas essa possível participação e interatividade. Ou seja, cada aluno ou aluna criando o seu Blog pessoal, e colaborando com uma melhor aproximação entre os educadores e os próprios educandos. Adicionar e ultrapassar barreiras, trocando idéias e nos atualizando de maneira proveitosa e tentando melhorar a qualidade de ensino em nossa comunidade onde vivemos.
Que tal interagirmos diante do exposto acima colocado ?
No aguardo,
Francisco Laus, professor.

Reações:

2 comentários:

  1. Oi Francisco,
    Ótima tua instigação, a de criar Blog com os próprios alunos. Ao final da capacitação entregamos a cada professor cursista um tutorial de como fazer um blog, agora está nas mãos de vocês. Certamente que os alunos irão gostar, sugiro inclusive que comecem divulgando este da escola para que acessem e comentem. Depois criar por turma, de forma colaborativa, como este que foi criado para a escola. Só lembro que para isto faz-se necessário primeiro criar um email para cada aluno.

    Abraço e parabéns pelo seu empenho durante o curso.
    Lúcia
    Multiplicadora NTE Bque

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sugestão do professor Francisco de
    cria um blog com os alunos.E eu estando na sala informatizada estarei a disposição para auxiliar
    os alunos, tanto para criar o blog, como para eles realizarem suas pesquisas diarias.

    Abraço a todos

    ResponderExcluir